top of page
  • Foto do escritorAndré Matias

Porque tem água na rede de ar e como retirar essa água

Atualizado: 19 de out. de 2021

Dois problemas muito comuns no dia-a-dia da maioria das empresas que utilizam ar comprimido, seja em redes de grande capacidade nas indústrias ou em pequenas oficinas de automóveis.

Apertando parafuso na roda com chave de impacto
Ferramentas pneumáticas são muito prejudicadas pelo excesso de umidade na rede de ar.

Por que tem água na rede de ar comprimido?


Isso é algo natural pois ao gerar ar comprimido o compressor utiliza o ar do ambiente e esse ar possui umidade, e graças ao choque de temperatura que ocorre dentro do compressor essa umidade que está sempre presente no ar se condensa, formando água.

Apesar de ser algo comum, o excesso de água na rede de ar é extremamente prejudicial para a maioria dos equipamentos que utilizam ar comprimido.


Mas como resolver esse problema?


Nas instalações mais comuns é utilizado um purgador no compressor que é responsável pela drenagem, impedindo assim que a água se acumule no reservatório, porém só o purgador não é suficiente, pois o vapor de água se condensará em outro ponto da rede. Sendo assim, a solução vai depender do tamanho da rede de ar e de sua necessidade.


Para redes de pequeno porte a TOPFUSIÓN desenvolveu um Separador de Umidade, que facilita a drenagem da água da rede. Esse separador de umidade é construído totalmente em material polimérico de longa vida, que por não ter elementos metálicos, não enferruja.


Agora para redes maiores onde existem muitos pontos de utilização, é recomendado o uso de um secador por refrigeração. Os secadores por refrigeração são equipamentos que submetem o ar a uma temperatura entre 2°C a 3°C, provocando a condensação da água e fazendo com que ela seja drenada por um purgador. A DAMMA desenvolveu um Purificador de Ar Comprimido que, diferente de um secador convencional, mesmo sem usar filtros elimina uma grande parte das outras impurezas do ar como: óleo, ferrugem e todos os tipos de partículas sólidas. Com isso, se economiza em manutenções de equipamentos e acionamentos pneumáticos, aumentando sua vida útil e melhorando a produtividade.


Caso tenha dúvida em qual é solução ideal para a sua rede de ar, entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em ajudar!



160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page